Prazos
O prazo para depósito da dissertação/tese é de 26 meses no curso de mestrado, 48 meses no curso de doutorado e 60 meses no curso de doutorado direto. Esse prazo é contado a partir da data da primeira matrícula no curso.
Em casos excepcionais, é possível solicitar até 120 dias de prorrogação de prazo para o depósito. O mérito das solicitações será cuidadosamente avaliado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) com base na justificativa para a prorrogação do prazo, e no andamento da dissertação/ tese.
Para realizar o pedido de prorrogação são necessários os seguintes documentos:
1. Requerimento do aluno para prorrogação de prazo, especificando o prazo requisitado.
2. Documento apresentando a justificativa do pedido.
3. Relatório sucinto de progresso referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese.
4. Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período subsequente.
5. Parecer circunstanciado do orientador sobre a solicitação e o relatório apresentado pelo aluno.
Esses documentos deverão ser endereçados à CCP.
Créditos Mínimos
Estudantes do curso de Mestrado deverão integralizar um mínimo de 110 (cento e dez) unidades de crédito, sendo 15 (quinze) em disciplinas e 95 (noventa e cinco) na Dissertação.
Estudantes do curso de Doutorado, portadores de título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverão integralizar um mínimo de 180 (cento e oitenta) unidades de crédito, sendo 20 (vinte) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na Tese.
Estudantes do curso de Doutorado Direto, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverão integralizar um mínimo de 195 (cento e noventa e cinco) unidades de crédito, sendo 35 (trinta e cinco) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na Tese.
Créditos Especiais
Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 7 (sete) créditos para os Cursos de Mestrado, 10 (dez) créditos para os Cursos de Doutorado e 17 (dezessete) créditos para os Cursos de Doutorado Direto. Tais créditos estão especificados nos itens abaixo:
No caso de trabalho completo publicado em periódicos indexados no sistema Qualis/CAPES vigente e que tenha comprovada relação com o projeto de dissertação ou tese do(a) estudante, o número de créditos especiais será o seguinte:
a) Revistas nos cinco estratos superiores do Qualis, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), 4 (quatro) créditos.
b) Revistas nos cinco estratos superiores do Qualis, sendo o(a) estudante co-autor(a), 2 (dois) créditos .
c) Revistas nos estratos inferiores do Qualis, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), 3 (três) créditos .
d) Revistas nos estratos inferiores do Qualis, sendo o(a) estudante co-autor(a), 1 (um) crédito.
No caso de depósito de patentes o número de créditos especiais é igual a 3 (três).
No caso de livro ou capítulo de livro na área do conhecimento, com ISBN, e que tenha comprovada relação com projeto de dissertação ou tese do estudante, o número de créditos especiais será o seguinte:
a) Sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), 3 (três) créditos.
b) Sendo o(a) estudante co-autor(a), 1 (um) crédito.
No caso de publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais o número de créditos especiais será o seguinte:
a) Sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), 2 (dois) créditos.
b) Sendo o(a) estudante co-autor(a), 1 (um) crédito.
No caso de participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) será o seguinte:
a) Sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), 2 (dois) créditos por evento, independente do número de trabalhos apresentados.
b) Sendo o(a) estudante co-autor(a), 1 (um) crédito por evento, independente do número de trabalhos apresentados.
No caso de participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) o número de créditos especiais é igual a 3 (três), até no máximo 01 (uma) participação para os cursos de Mestrado e Doutorado e até 02 (duas) participações para o curso de Doutorado Direto.
O aluno poderá ainda pedir aproveitamento de créditos por disciplinas cursadas fora USP (até 1/3 do número de créditos exigido em disciplinas) ou cursadas como aluno especial na USP até 36 meses antes da primeira matrícula no curso de pós-graduação.
Para solicitar créditos especiais ou aproveitamento de créditos, o aluno deverá entregar pedido de aproveitamento assinado por ele e pelo orientador e documentos que comprovem a atividade ou disciplina cursada à CCP. No caso de disciplinas cursadas como aluno especial, o prazo para solicitação e aprovação do pedido é de 180 dias após a matrícula inicial no curso. Todas as solicitações serão avaliadas pela Comissão Coordenadora do Programa.